IDENTIFICAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E FILOSOFIA
Com sede em Curitiba, Estado do Paraná, o Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM) está localizado à Rua José Ferreira Pinheiro, 349, bairro Portão. É uma escola que difere das demais pela sua filosofia e administração militar. O CPM é um órgão de apoio de ensino diretamente subordinado à Diretoria de Ensino e Pesquisa, que faz parte dos órgãos de direção que compõem o Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná. O Comandante é o diretor do colégio, e as demais funções estão de acordo com a legislação vigente. O CPM é um estabelecimento de Ensino Regular, compreendendo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e Ensino Médio (1º ao 3º anos). O Colégio funciona nos três turnos, manhã, tarde e noite. O ingresso dos alunos se faz por meio de Teste Seletivo, conforme consta no Regulamento Interno do Colégio.
VAGAS OFERECIDAS EM 2020
Um total de 120 (cento e vinte) vagas para o
9º ano do Ensino Fundamental (sendo 60 vagas preferenciais para filhos de Militares e 60 vagas Complementares para civis), no turno da tarde, e 90 (noventa) vagas para o 1º ano do Ensino Médio (sendo 45 vagas preferenciais para filhos de Militares e 45 vagas Complementares para civis), no turno da noite.
CONTEÚDOS EXIGIDOS NA PROVA
As provas de 2020 foram compostas por questões de resposta objetiva, de múltipla escolha, de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, tanto para os (as) candidatos (as) ao
9º ano do Ensino Fundamental quanto para os (as) candidatos (as) ao 1º ano do Ensino Médio, obedecendo à distribuição abaixo:
ENSINO FUNDAMENTAL
Língua Portuguesa 12; Matemática 12; Ciências 06; Geografia/História 05; TOTAL 35.
ENSINO MÉDIO
- Disciplina Nº Questões Nº Escores
Língua Portuguesa 12; Matemática 12; Ciências 06; História 05; Geografia 05; TOTAL 40 CMC.
FONTE: https://www.cpmpr.com.br/processo-classificatorio
HISTÓRICO
No dia 21 de abril de 1995, o Colégio Militar de Curitiba reinicia uma nova fase em sua história, com a abertura dos portões para alunos das 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, selecionados por meio de concurso, o qual passou a admitir, também meninas.
O Colégio Militar de Curitiba (CMC) acompanhou a evolução do sistema de ensino, atualizou-se e, hoje, volta a integrar-se entre as melhores instituições de ensino de nossa comunidade.
O CMC fica localizado na Praça Conselheiro Thomaz Coelho, nr 01 - Tarumã Curitiba - PR.
COMO INGRESSAR
Concurso de Admissão. O ingresso ao Colégio Militar de Curitiba é realizado anualmente,
exclusivamente por meio de concurso público federal, para o
9º ano do ensino fundamental e 1º Ano do Ensino Médio. O número de vagas disponibilizadas no concurso é determinado a cada ano.
Para ingressar no 9º ano, exige-se ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula (ou seja, o aluno pode fazer o concurso mais de uma vez, estando o aluno cursando o 5°, 6° ou 7° Ano, desde que respeitado o limite da idade mencionado).
Para ingressar no 1º ano, exige-se ter menos de 18 (dezoito) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 (quatorze) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. O processo seletivo tem início no 2º semestre do ano anterior à matrícula, com a inscrição (pela internet) e a realização de duas provas (Matemática e Português), que ocorrem em data única.
Os aprovados e classificados no exame intelectual, dentro das vagas estabelecidas, realizarão uma revisão médica. Em 2020 foram 30 vagas oferecidas para a Admissão ao 9°Ano e 05 vagas para a Admissão ao Ensino Médio.
FONTE:
http://www.cmc.eb.mil.br
SOBRE O CURSO
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.
A instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica.
CURSOS OFERECIDOS
Administração
Contabilidade
Eletrônica
Informática
Mecânica
Petróleo e Gás
Processos Fotográficos
Programa de Jogos Digitais.
FONTE: https://reitoria.ifpr.edu.br/institucional/o-instituto/sobre-o-ifpr/
SOBRE O CURSO
O Curso Técnico em Petróleo e Gás da Universidade Federal do Paraná teve início em março de 2001 a partir da elaboração por um grupo de professores da própria UFPR do projeto “Centro de Excelência de Ensino Médio com Profissionalização em uma Unidade de Reciclagem de Plástico” (UFPR/2000). Em 2006 o Ensino Médio passou a ser oferecido de forma integrada ao Curso Técnico no extinto Setor Escola Técnica da UFPR. No ano de 2009, o antigo Setor Escola Técnica é renomeado para SEPT – Setor de Educação Profissional e Tecnológica. A partir do ano de 2012, a seleção dos alunos ingressantes é feita exclusivamente por meio de Processo Seletivo realizado pelo Núcleo de Concursos (NC/UFPR) e abrange a política de cotas adotada atualmente pela UFPR, regulamentada pelas resoluções 37/04-COUN e 70/08-COUN da UFPR.
Atual e promissora atividade, o Técnico em Petróleo tem um amplo mercado de trabalho na área de produção de energia, exigindo profissionais conhecedores das técnicas de uso do petróleo e do gás natural. Este tipo de contexto tecnológico reacendeu o mercado de trabalho recentemente, com a expansão da prospecção de petróleo e produção de derivados. Por ser uma formação altamente requisitada, as empresas do setor de petróleo e gás estão absorvendo praticamente toda a mão-de-obra disponível e ainda buscam profissionais especializados a todo instante, tamanha a carência no setor. Além disso, as empresas subsidiárias e prestadoras de serviços também estão investindo alto na produção de petróleo.
NÚMERO DE VAGAS
30 vagas disponíveis.
DURAÇÃO RECOMENDADA
3 anos.
TURNO
Manhã e noite.
FONTE: http://www.sept.ufpr.br/portal/petroleogas/sobre-o-curso/